Domingo, 26 de Abril de 2009

            Comunicar é algo que nós fazemos instintivamente a todos os momentos da nossa vida, até mesmo quando estamos em silêncio. Mas qual será o seu verdadeiro significado da palavra comunicar?

A comunicação consiste no intercâmbio de informação entre sujeitos. É um processo complexo, constante e activo. Comunicar é pôr em circulação uma determinada informação sob a forma de mensagem, é uma forma de transmitir ideias e todo o tipo de informações. Comunicar não se traduz apenas em falar, escrever ou gesticular, mas sim em estabelecer uma ligação de compreensão entre o emissor (aquele que manda a mensagem) e o receptor (aquele que recebe a mensagem).

Desde sempre que o Homem sentiu necessidade de comunicar, o que o levou ao desenvolvimento de formas mais aperfeiçoadas para o fazer.

Depois das pinturas rupestres, surgiu a ideia de criar a linguagem escrita. Contudo, demorou bastante tempo até descobrir uma maneira de deixar os seus registos. Na pré-história, o homem desenhava nas paredes das cavernas, enquanto que os egípcios criaram os hieróglifos. 

O alfabeto foi-se desenvolvendo, aos poucos e pouco, através das letras. Não é possível determinar a sua data de origem, contudo, no início de 900 a.C., os gregos adoptaram o alfabeto fenício, que continua a ser utilizado nos nossos dias. O homem criou palavras e através da junção das palavras criava frases transmitindo, assim, as suas ideias aos outros. Mesmo os povos mais antigos, cuja linguagem escrita não foi desenvolvida, encontraram meios diferentes de comunicar entre si e enviar as suas mensagens. Por exemplo, em África, os tambores eram uma espécie de rádio da época; já na América, os índios utilizavam os sinais de fumo, enquanto que os índios brasileiros imitavam o canto dos pássaros sempre que queriam enviar as suas mensagens.

Mais tarde, foi criado o correio que, durante muito tempo, foi a forma mais eficaz de combater as distâncias. Porém, este meio já era utilizado no ano 2400 a.C pelos faraós que utilizavam os mensageiros para a divulgar os decretos pelo Estado.

No século XV, Gutemberg criou a imprensa, aumentado, assim, o poder da comunicação. Quatro séculos depois, Samuel Morse, inventou o telégrafo, que possibilitava o envio de mensagens instantâneas para o outro lado do mundo.

Outro passo importante na história da comunicação foi a invenção do telefone, em 1876. As pessoas passaram a poder falar e ouvir a resposta no mesmo momento. Aos poucos, os telefones foram evoluindo. Hoje em dia, podemos, através do telefone, enviar documentos por fax e aceder à Internet.

O rádio foi, também, uma criação muito importante, pois tornou-se possível enviar mensagens através de ondas invisíveis no ar.

Porém, a televisão foi, possivelmente, a invenção mais extraordinária e mediática. Permitiu a transmissão de som e imagem ao mesmo tempo. Surgiu no século XX e hoje em dia continua a fazer parte do quotidiano de muitas famílias.

Nos nossos dias, a Internet apareceu como substituta de todos os outros meios de comunicação. Podemos através de um click aceder a qualquer parte do mundo.

Deste modo, a comunicação veio a desenvolver-se. As novas tecnologias tornam-na mais fácil, rápida e eficaz.

 

 

 "Se perdesse todas as minhas capacidades, todas elas menos uma, escolheria ficar com a capacidade para comunicar, porque com ela depressa recuperaria todo o resto."

Daniel Nebster

 

 

Publicado por Grupo 3 às 13:46